5 Dicas de como construir um currículo bem sucedido

Após planejar sua carreira profissional, é hora de dar o segundo passo: procurar emprego. Mas antes de fazer isso, é crucial montar o currículo. Ele é seu “cartão de visitas” é ele o seu primeiro contato com seu futuro empregador. Ele deve causar boa impressão antes mesmo da entrevista pessoal. É claro que o recrutador vai selecionar candidatos que aparentam ter o perfil para a vaga que possui, e só vai contratar aquele que realmente atende às características necessárias para o preenchimento da vaga.

Para que seu currículo fique mais atraente e você ganhe mais chances de contratação, você deve investir nele. É necessário deixar claro o que sabe fazer para ser encontrado com facilidade, já que os recrutadores têm necessidade de buscar informações de forma rápida.

No currículo, você precisa seguir alguns aspectos que o ajudarão a sair na frente de outros candidatos. Veja:

1 – Seja claro quanto ao objetivo profissional. Responda às perguntas: “Você deseja trabalhar em qual função? Está qualificado para exercer as funções ligadas a ela?” Some a resposta das duas questões para originar seu objetivo profissional.

2 – Tenha coerência e certeza quanto à sua experiência e formação necessária para trabalhar no cargo desejado.

3 – Deixe claro suas habilidades. Não minta em relação às habilidades que você gostaria de ter. Seja sincero e jamais falte com a verdade. Como diz o ditado, “mentira tem perna curta”, e um dia a máscara pode cair, te prejudicando e muito.

4 – Cite os pontos positivos que você proporcionou às empresas que trabalhou anteriormente. O recrutador precisa saber o diferencial que você tem, a fim de que acredite que precisa te contratar também por causa disso.

5 – Antes de imprimir seu currículo ou enviá-lo às empresas por e-mail, revise. Não permita erros de português. Se for necessário, peça para alguém revisar também. Pode ser que outra pessoa veja algum erro que você deixou passar sem perceber.

Em média, um consultor avalia 200 currículos por dia. Isso significa uma grande concorrência. Cada ponto positivo, soma para que o seu seja selecionado para uma entrevista. Não deixe de colocar todos os dados objetivos necessários. Uma ou duas páginas são suficientes. Duas páginas, geralmente, compõem o currículo de profissionais mais experientes.

Gostou das dicas? Compartilhe e Boa Sorte!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *